As origens da adoração crostã

O caráter da devoção no ambiente da igreja primitiva

Larry W. Hurtado

Capa do livro

Capa

Contracapa do livro

Contracapa

Capa do livro

Sumário

Temas

Consulta Estudo

Descrição

Esta obra presta uma contribuição valiosa ao debate em torno das origens e do desenvolvimento do cristianismo.
Larry Hurtado defende que, para compreendermos a natureza do cristianismo no primeiro século, precisamos levar em consideração todas as práticas devocionais dos primeiros cristãos, uma vez que a adoração foi o contexto em que os títulos cristológicos e outras manifestações da fé receberam significado específico - fato que tem sido amplamente desprezado.
Hurtado foca-se em duas características diferenciadoras da adoração da igreja primitiva: seu exclusivismo (rejeitando o culto de outras divindades) e seus contornos "binitários" (a adoração de Cristo ao lado de Deus). Situando o cristianismo primitivo no cenário religioso da Era Romana, Hurtado descreve as características do cristianismo que atraíram seguidores e os levaram a renunciar a outras religiões. O autor volta a atenção para um debate mais detalhado sobre o lugar que Cristo ocupa na adoração monoteísta dos cristãos primitivos, mostrando que ele já figurava na vida devocional pública e privada da igreja em uma fase surpreendentemente inicial. O livro encerra com algumas reflexões para a adoração cristã dos nossos dias, levando em conta traços históricos das práticas devocionais do cristianismo primitivo.
Claro, iluminador e relevante para a igreja moderna, esta obra será de interesse para eruditos, pastores, alunos e o público geral que busca comprender melhor as origens da fé e da prática cristã.