Comentário Bíblico de Gênesis

Através da Bíblia

Itamir Neves

Capa do livro

Capa

Contracapa do livro

Contracapa

Capa do livro

Sumário

Temas

Consulta Estudo

Descrição

Gênesis, o primeiro livro do Pentateuco, tem início em Deus e no seu ato criador. Quatro grandes eventos são destacados: a criação, a queda, o dilúvio e a divisão da humanidade após o episódio da Torre de Babel. Além desses eventos, quatro vidas são destacadas: Abraão, Isaque, Jacó e José, e nelas encontramos lições fundamentais sobre chamado, obediência, fé e submissão à vontade de Deus.
Gênesis relata o ato soberano de Deus em criar o universo e o ser humano.
Seu propósito não é apresentar a história completa da raça humana. Percebe-se na leitura e no estudo de seu conteúdo uma seleção intencional, destacando os eventos e os personagens que se relacionam diretamente com o plano divino da redenção através da história.
Moisés, tendo recebido a incumbência de tirar o povo de Israel do Egito, narrativa que compõe parte do livro do Êxodo, teve também a tarefa de registrar para todos nós, de uma forma resumida, mas claramente atestada, o início de todas as coisas. Exatamente por isso, o livro de Gênesis é chamado e conhecido como "O Livro das Origens".
Gênesis, aceito por judeus e cristãos como sendo de autoria mosaica, é um relato que apresenta o contexto e o belo cenário da história da redenção humana, planejada e efetivada por Deus, seu criador, história essa que se vê desenvolvida pelos demais sessenta e cinco livros das Escrituras Sagradas.
Gênesis é a revelação de Deus para que o ser humano soubesse da sua criação, da sua origem, do seu pecado, do seu afastamento de Deus, mas é também a revelação do amor divino, sempre dando o primeiro passo no propósito de resgatar o ser humano para que pudesse desfrutar da especial comunhão com o seu Criador.
O estudo deste livro nos ajudará a agradecer, louvar e adorar a Deus pela criação e redenção planejadas antes da fundação do mundo!